A Toyota atingiu outro marco em seu progresso em direção a um futuro de carbono zero com o lançamento de um protótipo Hilux elétrico com célula de combustível de hidrogênio. A sua estreia é mais uma demonstração do amplo âmbito da estratégia multi-percursos da Toyota para alcançar uma mobilidade livre de carbono, aplicando diferentes soluções de motorização – eléctrico híbrido, eléctrico híbrido plug-in, eléctrico a bateria e eléctrico a célula de combustível – para responder às diferentes necessidades dos utilizadores e ambientes operacionais em todo o mundo.
A inovadora pick-up foi revelada na fábrica de veículos da Toyota Manufacturing UK em Derby, Inglaterra, onde foi desenvolvida num projecto conjunto com parceiros de consórcio, apoiado por financiamento do Governo do Reino Unido. Hilux é um ícone global da marca Toyota com reputação de confiabilidade e durabilidade excepcionais. O projeto de desenvolvimento explorou como essas qualidades podem ser mantidas ao adotar um novo trem de força elétrico com célula de combustível e emissão zero.
Perfil do veículo
O novo trem de força utiliza elementos centrais do sedã elétrico Toyota Mirai com célula de combustível de hidrogênio – tecnologia que provou sua qualidade em quase 10 anos de produção comercial. Quando acionada, a célula de combustível não produz emissões de escape além de água pura.
O hidrogénio é armazenado em três tanques de combustível de alta pressão, dando ao protótipo Hilux uma autonomia esperada de mais de 600 km – significativamente mais do que poderia ser alcançado com um sistema eléctrico de bateria. A bateria híbrida, que armazena a eletricidade produzida a bordo pela célula de combustível, está posicionada no compartimento de carga traseiro, evitando perda de espaço na cabine.
História do projeto
O projeto começou no início de 2022 com um estudo de viabilidade realizado pela TMUK e pela Toyota Motor Europe. Posteriormente, foi obtido financiamento do Governo do Reino Unido através do Advanced Propulsion Centre, uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e de novos conceitos de mobilidade. Isto permitiu o início de um intenso programa de design e desenvolvimento a partir de 1 de julho de 2022, com os parceiros do consórcio Ricardo, ETL, D2H Advanced Technologies, Thatcham Research e apoio adicional da Toyota Motor Corporation (TMC).
A construção do protótipo começou em 5 de junho deste ano, trabalhando de acordo com os princípios do Sistema de Produção Toyota em uma área dedicada dentro das instalações da TMUK. O primeiro veículo foi concluído apenas três semanas depois, o primeiro dos 10 que serão construídos até o final deste ano. Estes serão submetidos a testes rigorosos para garantir que a segurança, o desempenho dinâmico, a funcionalidade e a durabilidade atendam aos altos padrões exigidos de um modelo de produção.
O projeto permitiu aos membros do TMUK desenvolver e aplicar novas competências relacionadas com veículos eletrificados com células de combustível e componentes de sistemas de hidrogénio. Todos os membros do consórcio também desempenharam papéis importantes na fase inicial do programa. Ricardo apoiou os preparativos para a construção do protótipo, realizando tarefas de design e desenvolvimento e confirmando todo o processo de fabricação em paralelo com as equipes da TMUK. Ricardo realizará uma avaliação completa do veículo nos próximos meses, antes de uma decisão sobre um potencial modelo de produção a ser introduzido na segunda metade desta década.
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